sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ui, que grande Polémica !!!!

Com o aproximar dos actos eleitorais, 7 de Junho é já o primeiro, os partidos políticos começaram a montar as estruturas de propaganda política, vulgo outdoors.

Como sempre, e como sabe quem já lidou com esta situação, surgem uns pequenos "conflitos" entre partidos políticos, e várias entidades(câmaras Municipais, Estradas de Portugal, Administrações Portuárias, etc etc) relativamente a esta situação. "Conflitos" esses que decorrem de diferentes interpretações da Lei e, por vezes até, desconhecimento da mesma, mas que se resolvem sem grandes alaridos. Mesmo os mais complicados que possam surgir, resolvem-se com tranquilidade, e sem alarido público.

Agora, transformar essas situações em questões de política nacional, é um exagero e demonstra bem o vazio deste país. Passando os olhos por alguns Jornais de hoje comprova-se isso mesmo.

A importante questão nacional dos Outdoors, tem honras de paginas inteiras em diversos jornais, e a questão do enriquecimento ilícito nem sequer é mencionada, nesses mesmos jornais, porque o que é importante, para o indígena, é saber se o zé tem razão ou não.

Como já dizia Eça de Queiroz:

“Nestes estados de civilização, ruidosos e ocos, tudo deriva da vaidade, tudo tende à vaidade. E a forma nova de vaidade para o civilizado consiste em ter o seu rico nome impresso no jornal, a sua rica pessoa comentada no jornal! «Vir no jornal» eis hoje a impaciente aspiração e a recompensa suprema.

(…)
Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal”.

In, Correspondência de Fradique Mendes

1 comentário:

Anónimo disse...

A ideia é distrair as pessoas do essencial. E para isso qualquer Zé serve. Ainda para mais um que finge ser um paladino da ética e tem tiques fascizantes.
V.F.