Muito sem tem falado, ultimamente, sobre a crise que, neste momento, afecta todo o mundo.
É certo que todos nós andamos preocupados com a situação, que a crise é grave, e que tem afectado negativamente a vida de muitas pessoas. Todavia, parece-me que se têm dito, e escrito, algumas coisas que merecem esclarecimento.
Tendo por base a crise actual, temos assistido, por parte de várias pessoas, a um ataque ao sistema capitalista, alguns dos quais até já lhe passaram a certidão de óbito.
Convém esclarecer que o sistema que hoje temos, a nível mundial, nasceu no final da 2ª Guerra Mundial, e que as opções eram duas:
a) O modelo que hoje vigora;
b) ou o modelo alternativo, da Ex URSS, de planificação central.
Eram estas as duas opções que existiam na altura. Nos anos 60/70 tentou-se uma terceira via, que levou à formação do movimento dos não alinhados, mas que não teve sucesso.
Perante as alternativas que existiam, a maioria dos países optou pelo modelo actual. E na minha singela opinião, optou bem.
Este modelo, que hoje vigora, que nasce no pós 2ª guerra mundial, e que vai evoluindo até ao que hoje é, tem sido responsável pela evolução dos países, pela melhoria da vida das pessoas, etc.
Ou seja, tem permitido às pessoas terem acesso a bens e serviços que de outra maneira não teriam.
Prefiro, de longe, este modelo com todos 0s seus defeitos, ao modelo da Ex. URSS. E podem dizer que muitos têm sido os escândalos provocados por este modelo, etc etc, que continuo a preferir este modelo. E quanto aos escândalos, não me venham com essa conversa, porque a diferença é que, como na Ex. URSS, democracia e liberdade eram coisas que não existiam, os escândalos não eram conhecidos, e para tal bastará recordar as fortunas que alguns desses senhores desse tempo, e desse modelo, possuíam, com o povo na miséria.
Para tal bastará olhar para a situação em que ficaram os países da Ex. URSS após o colapso do império Soviético. Bastará recordar o que era a vida, de miséria, daquelas pessoas, bastará recordar as imagens da queda do muro de Berlim, e recordar as abismais diferenças entre as duas Alemanhas, aquando da reunificação, e que ainda hoje prevalecem, mas mais esbatidas.
Este Modelo a que chamam capitalista, permitiu-nos ter acesso, a um conjunto de bens e serviços que não poderíamos ter no outro modelo. Permitiu-nos ter acesso à nossa habitação própria, permitiu-nos ter acesso ao automóvel, permitiu que os nossos filhos pudessem estudar, permitiu-nos aumentar o nível e a qualidade de vida das populações, etc
Churchill disse um dia . " Não há pior sistema que a democracia, mas ainda assim é o melhor que temos".
O mesmo se aplica ao Capitalismo.
Sem comentários:
Enviar um comentário